O QUE É NECESSÁRIO PARA PODER ENTRAR NA ACADEMIA DE UM CLUBE DE TOP?!

Todos nós conhecemos as histórias de sucesso, as histórias desses jovens que conseguiram chegar ao topo do seu clube desde o momento em que entraram nas famosas escolinhas, até ao momento em que se estrearam com a camisola principal do seu clube. Mas como fazer para entrar nessa academia? Quais são os passos? 

26 November 2019 - Por Bruno Ferreira

Devido aos grandes momentos de futebol já conhecidos de jogadores que obtiveram o sucesso no seu actual clube desde pequenos até aos dias de hoje, iremos então falar sobre a temática de como poder entrar na academia de um clube de futebol. Existem diversas teorias sobre o tema, como os denominados "padrinhos"; os amigos que já aí jogam ou até mesmo favores monetários. No entanto tudo isto são apenas rumores e algo que não poderá confirmar diretamente. A única coisa que sim se pode confirmar, é que mesmo que estejas dentro de uma academia de um cllube, as tuas possibilidades de vires a ser jogador(a) profissional, de chegar a um clube profissional são remotas.

Como entrar diretamente na academia de um clube de futebol?

Quando falamos em idades muito mas muito jovens, os clubes realizam provas de seleção onde tu mesmo podes increver-te e participar. O único senão aqui é que as idades do(a)s jogadore(a)s costumam ser tão jovens, que é extremamente díficil avaliar a verdadeira qualidade e condição deste(a)s pequeno(a)s futebolistas.

Quando avançamos um pouco no escalão etário sim que já podemos começar a avaliar todas essas potencialidades futebolísticas de uma melhor maneira. E é aqui que as academias realmente começam a trabalhar, já que estas academias funcionam já como uma empresa e tem os seus próprios scouts espalhados por todo o país ou até mesmo pelo planeta. Portanto mesmo que jogues no clube da tua aldeia ou vila, não te preocupes, se a qualidade está aí e com os meios de comunicação que actualmente existem, esses mesmos scouts já os conhecem e num futuro vocês irão ter a vossa oportunidade.

E como sei se já me conhecem?

Por norma todos os jogadores e jogadoras que mais se destaquem nas suas ligas inferiores, recebem convites de equipas de divisões superiores, para que possam assim demonstrar o seu nível em categorias onde a dificuldade já será maior. Além disso e como manobras de aumentar a sua rede de prospreção, os grandes clubes costumam ter acordos desportivos com clubes mais pequenos, para que sejam estes a informar-lhes dos novos craques que possam aí ter e que acreditam que estão também preparados para dar esse salto qualitativo. 

Algo que também passa, mas apenas muito recentemente, é o facto de que cada vez mais o futebol é um desporto de massas e que movimenta todo o planeta. Alguem pode marcar um golo do outro mundo numa liga em África e tu dentro de 2 horas já estás a ver um video de esse mesmo golo. Por tudo isso nasceu um mercado de trabalho cada vez mais abragente , que é o das agências de representação ou scouting, que não são mais que empresas que tem scouts também espalhados por todo o lado e que estão atentos aos melhores jogadores menos conhecidos. Essas mesmas agências quando bem trabalhados são um impulsionador para um(a) jogador(a), já que são eles os responsáveis de encontrar-lhe um clube.

Nunca fui contactado. Ainda tenho possibilidades?

Este é um recado para todos vocês aí desse lado: O futebol pode ser muito bonito mas ao mesmo tempo muito cruel. No entanto se o teu sonho é o de ser jogador, nunca desistas, nunca deixes de trabalhar e no final poderás ter a tua recompensa. Sim que é mais fácil cumprir o sonho de ser jogador se realmente estás já num denominado clube de topo, no entanto não desistas e mostra toda a tua qualidade em todos os jogos e treinos. A consistência no futebol é CHAVE.

Para todos aqueles que pensam que o futebol não tem momentos perfeitos, quem não conhece a história de Jamie Vardy, que chegou ao topo da Premier League e da seleção inglesa desde as divisões mais baixas da pirâmide do futebol inglês.

Em jeito de conclusão, quero apenas esclarecer que realmente não existe uma fórmula perfeita para chegar ao topo, mas apenas trabalho, trabalho, mais trabalho e alguma qualidade. Portanto esquece a pressão de querer entrar numa academia, aproveita sim o teu futebol de bairro e rua, e desfruta do teu futebol. Se tens o que é necessário e também o factor chave: Consistência, estou seguro que a tua oportunidade irá aparecer.

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.