COMO EVITAR QUE AS MINHAS LUVAS FIQUEM AMARELAS?

Com o blog de hoje espero poder responder a uma questão muito comum entre todos os guarda-redes aí desse lado. Porque que as luvas de guarda-redes acabam por ficar amarelas depois de algum tempo de uso? E também como evitar esse problema?

28 November 2019 - Por Bruno Ferreira

Em primeiro lugar devo indicar que este tipo de situação ocorre apenas com as luvas de guarda-redes da gama mais alta, aquelas em que a percentagem do látex natural é de 100%. Com isto é fácil supor que todas as demais luvas irão manter-se brancas, pelo menos nas suas palmas. No entanto essas luvas por não possuirem a totalidade da sua palma em látex natural, não apresentam as mesmas propriedades de grip com a bola e de conforto, tal e qual como temos nas luvas de guarda-redes com palma de gama alta.

Então a verdadeira causa do problema é a elevada qualidade do material utilizado nas luvas de gama mais alta, que neste caso mais concretamente é o látex 100% natural que é usado nas palmas dessas luvas. Látex esse que é o principal responsável por ajudar os guarda-redes a ter um grip perfeito em cada defesa onde tenham que intervir.

Então e porque que o látex fica amarelo?

O látex ao ser um elemento natural passa por um processo conhecido como oxidação-redução quando em contacto com humidades ou quando está exposto a temperaturas mais extremas de calor ou frio. Esse processo normalmente ocorre devido à absorção de água exterior pelas nossas luvas e também a nível interno através do suor das nossas mãos. 

Nesta situação a água produzida pelo nosso suor interno ou a água que fica retida nas nossas luvas devido à sua absorção externa, acaba por "roubar" electrões ao látex e como resultado final iremos começar a ver essa cor amarela a sair à luz do dia nas nossas luvas. E a verdade é que esta situação vai acontecer em qualquer luva de gama alta, seja a marca que for.

Luvas com látex amarelo = Menos grip com a bola?

A resposta é claramente NÃO, um não redondo e absoluto, já que como mencionei anteriormente, ao passarmos por esta situação vamos poder constatar que estamos perante umas luvas de gama alta e com uma palma de látex natural a 100%. Posteriormente podemos também ver este tema como algo relacionado com a manutenção, já que se realizarmos uma manutenção correta e adequada às nossas luvas, as nossas luvas aos poucos irão voltar à sua cor original, mas toma em atenção que terás sempre que contar com o desgaste das mesmas pelo uso.

Já levo alguns anos a experimentar luvas de guarda-redes e como funcionam as suas palmas e como minimizar o seu desgaste e devo confessar que o facto das palmas de gama alta ficarem amarelas é o mais comum e que mais vezes ocorre a um guarda-redes. No entanto também constatei que as luvas não perdem nenhuma das suas aptitudes técnicas, seja a nível do grip; conforto e que também não acabam por perder a sua forma. Trata-se simplesmente apenas de uma reacção química, algo que é perfeitamente normal quando estamos a trabalhar com um produto tão especifíco e que utiliza elementos naturais.

Então as minhas luvas de guarda-redes estão mesmo bem? 

Exacto. As tuas luvas estão bem, estão perfeitas. A única coisa que deves ter em conta é o cuidado com a sua manutenção. Não te esqueças de secar as tuas luvas muito bem, deixa-las ao ar livre num local que tenha uma boa circulação de ar e nunca ao sol. Vais ver como as tuas luvas vão manter-se perfeitas durante muito mais tempo e assim ao mesmo tempo irás também retrasar ao máximo essa "famosa" cor amarela.

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.