5 CONSELHOS PARA FUTEBOLISTAS DE QUARENTENA DEVIDO AO CORONAVÍRUS

Estamos numa altura díficil, não apenas para futebolistas, mas para o ser humano em si, aliás para todos nós em particular. Temos que ser conscientes e tomar consciência dos tempos difíceis que temos pela frente. No entanto e apesar de estarmos em quarentena não é necessário perdermos os nossos bons costumes. Por isso mesmo hoje vou dar-vos cinco ideias para ajudar a todos vocês os futebolistas que nestes dias estão em casa e que já estão um pouco aborrecidos de jogar playstation e ver séries.

17 March 2020 - Por Bruno Ferreira

Sei que estamos perante tempos extremamente difíceis e que também nenhum de nós estava à espera que esta situação chegasse a este ponto, no entanto a nossa saúde é o mais importante, e a verdade é que está tudo parado, sejam as nossas vidas pessoais, como também as vidas daqueles que acompanhamos semanalmente através das nossas televisões ou diretamente nos estádios das nossas equipas. Jamais pensei ver jogadores de topo mundial como Leo Messi, Neymar entre tantos outros trancados em casa e a treinar como verdadeiros campeões, pois eles não sabem mesmo quando vão ter sair novamente aos relvados para resumir a luta pela conquista dos seus objectivos. Mas isto não se passa apenas com jogadores profissionais e de topo mundial, passa-se comigo, contigo e com todos aqueles que nos rodeiam no futebol semi-profissional, amador e de formações.

leo messi a treinar em casa devido ao coronavirus

Portanto toca a levantar do sofá ou da cama, deixa o comando da playstation de lado e vamos então descobrir quais são os cinco pequenos conselhos para que te mantenhas em forma durante estas semanas de quarentena. E porque? Para que quando passe tudo isto, tu possas saltar para dentro de campo no melhor da tua forma possível tanto a nível físico como a psicológico.

1 - Comida adequada a um desportista de competição

Todos devemos entender que durante estes dias ou semanas em que iremos estar trancados em casa o nosso corpo não vai queimar nem 1/4 da gordura que vamos ingerir a um nível diário. E porque? Porque simplesmente vamos estar parados, sentados ou deitados, e o nosso corpo ao terceiro ou quarto dia já vai sentir esse nível de comodidade e de esforço zero e simplesmente vai deixar de queimar calorias. Como tal, todos aqueles que esperam ainda regressar à competição antes do verão ou já durante o verão, devem ter muito cuidado com a vossa alimentação. Certamente não vou dizer nada de novo, nem por aí além já que não sou nutricionista, mas no entanto vou-vos deixar as dicas que nestas últimas semanas estava a seguir no que diz respeito ao "comer bem".

piramide alimentar para futebolistas

O pequeno-almoço é algo primordial e que até há bem pouco tempo eu não prestava muito atenção, mas a verdade é que nestes dias de isolamento vais ver como vai fazer a diferença. Começar o dia com uma boa dose de fibra e fruta é perfeito para equilibrar o corpo durante estes de atrofiamento. Massas, arrozes e comidas com alto teor de hidratos de carbono devem ser ingeridas ao almoço ou pelo menos próximo de alguma tarefa que implique um esforço muscular considerado elevado. Ao jantar tentar comer proteinas apenas, como carnes brancas,peixe ou até mesmo legumes. Entre refeições e para quem não seja alérgico, os frutos secos são uma excelente opção e assim evitas de comer coisas como batatas-fritas, bolachas, etc. A evitar ao máximo possível, temos o açúcar e o pão, sendo que neste último caso se vocês conseguirem dosear bem as quantidades ingeridas não irá haver nenhum problema.

2 - Exercícios em casa

Para todos aqueles que não tem um jardim na sua casa, ou até mesmo um ginásio, e que necessitam de treinar, vou deixar-vos aqui umas ideias básicas que caso sejam seguidas pelo menos 2 vezes ao dia durante este período de isolamente, vai fazer com que vocês ao menos mantenham o vosso peso tal e qual como estava antes desta quarentena e ao mesmo tempo vai fazer com que o vosso corpo não fique atrofiado a nível muscular. Não obstante estes pequenos exercícios que vos vou passar, é muito importante também que não fiquem demasiadas horas deitados ou na mesma posição. Tentem movimentar o vosso corpo a cada certo número de horas.

vinicius treina em casa sozinho

Os exercícios que mais fácilmente se podem fazer em casa e para aqueles que não tem acesso a máquinas, são os mais conhecidos de sempre, como: flexões e abdominais. No entanto podes sempre inovar ao juntar a esses dois exercícios, os seguintes: agachamento unilateral; agachamento; prancha lateral; bíceps com pesos (aqui podem fazer este exercício com garrafas de água) e avanços de perna. Tudo exercícios simples de realizar e que de momento em qualquer vídeo de Youtube vais poder encontrar alguém a exemplificar como realizar-los. Os benefícios são imensos e vais ver que quando tudo regresse à normalidade, podes não estar como um Cristiano Ronaldo, mas o teu corpo vai estar em melhor forma do que aquilo que tu pensas.

3 - Retrospectiva da actual temporada

O futebol parou, assim como a competição. Por isso nada melhor do que realizarmos uma auto-avaliação da nossa prestação a nível individual até ao nosso último jogo, e assim verificar tudo o que fizemos de mal e tentar melhorar, e também vermos o que fizemos bem. Porque no futebol actual existe sempre algo que melhorar, e as vezes o nosso melhor não é suficiente. Podemos sempre trabalhar para tentar chegar ao nível que jamais pensamos alcançar. E outra coisa também bastante útil, é aproveitar para limpar o nosso material de futebol e não deixar por exemplo as nossas chuteiras de futebol aí abandonadas durante duas ou três semanas.

ozil thinking about his performance arsenal

4 - Cuidados de saúde

Esta dica é desde a Fútbol Emotion e para os menos atentos e que estão por causa. Se acham que estiveram em contacto com alguém que tem esta doença que nos está a afectar, por favor vigie os seus sintomas e contacte assim que possa o SNS. Para todos os demais e que de momento estão em casa e a respeitar a quarentena. Continuem com as boas práticas que aprenderam nestes últimos dias e não baixem a guarda. Somente assim iremos ganhar esta batalha. De momento na internet tens inúmeros blogs, notícias e vídeos que falam sobre como manter-te saudável e fora de perigo.

corona virus futbol emotion

5 - Filmes e Livros de futebol

Sei que as aplicações de séries e filmes são o grande aliciante do momento. No entanto também podemos levar a nossa paixão da vida real diretamente para as nossas televisões, seja através de um dos vídeos do nosso canal de Youtube ou através da temática do futebol existente para leitura ou para o pequeno ecrã. Existem grandes filmes de futebol que apesar de não possuirem um grande atrativo como um jogo de futebol em direto, sempre podem servir para distrair as nossas mentes. No que diz respeito a filmes, vou deixar-vos o meu top 3 de filmes de futebol: "Goal I"; "The game of Their Lives" e "A shot at glory". No que diz respeito a livros e para quem goste de ler, temos o "Febre de bola" de Nick Hornby e o meu all time favorite: "Gardiola Confidencial", um livro que aborda um ano na vida do treinador espanhol no Bayern de Munique.

santi munez goal newcastle

Apesar de serem cinco dicas bastantes simples, espero que sirvam para amenizar o efeito deste isolamento que nos foi submetido. Espero que sigam cumprindo todas as normas de segurança de maneira igual como desde o primeiro dia e STAY SAFE. #EUFICOEMCASA

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.