COMO PREVENIR BOLHAS E ROÇADURAS

O bom tempo está aí e com ele o aumento das temperaturas, e como é óbvio e não podia deixar de ser, estamos naquela altura do ano em que muitos de nós voltamos a fazer aquilo que mais gostamos, a práctica do futebol. Como é sabido, nesta altura do ano os nossos pés acabam por inchar mais do normal e por isso acabamos por sofrer umas dos desconfortos mais agudos que há no futebol, as temidas bolhas. 

12 August 2019 - Por Bruno Ferreira

Com o final das competições da passada temporada e os torneios de verão também já a terminarem, sei que muitos de vocês aí desse lado devem estar com as vossas chuteiras já no limite, assim tal e qual como eu estou. E é claro que todos estamos atentos a todas as novidades, assim como aos melhores preços, para assim podermos comprar a nossa chuteira favorita sem problema algum. No que diz respeito à aparição de BOLHAS E ROÇADURAS, apenas temos que considerar que estamos numa altura de imenso calor, numa altura em que muitos iremos estar a usar calçado novo, tanto chuteiras como sapatilhas, e todos estes factores juntos são uma mistura volátil. Por isso mesmo, hoje vou deixar-vos umas dicas para que esta situação tão incómoda não ocorra e para que também possas tornar as tuas novas chuteiras mais cómodas.

ROÇADURAS E AMPOLHAS 

Uma roçadura aparece quando uma determinada zona do corpo sofre uma irritação, o que normalmente também acarreta que surja uma ferida. As roçaduras podem suceder em diferentes zonas, tal como as axilas, os mamilos e também a zona da entre-perna. Tal roçadura pode originar a aparição de uma bolha se a roçadura continuar em qualquer uma das zonas afectadas, ou seja, essa zona vai acabar por inflamar e criar um liquido, que não é mais que um mecanismo de defesa do corpo para proteger a pele e acelerar a recuperação. Hoje apenas iremos falar das bolhas que nos surgem nos pés.

Sapatilhas e Meias 

Escolher o teu tamanho de chuteira ou sapatilha muito bem é o ponto mais importante, e quase sempre infalível contra as bolhas. O facto de que compres umas chuteiras ou sapatilhas mais compridas, mais pequenas ou mais largas ou mais estreitas, fará com que os teus pés estejam incómodos, e assim irão existir roçaduras, zonas de fricção, zonas essas que poderão ou não fazer com que surjam bolhas. Um pequeno truque passa por levar sempre uma meia mais grossa quando se compra ou experimenta uma chuteira pela primeira vez, ou até mesmo dois pares de meias, pois assim teremos a real ideia de como ficará a chuteira ou sapatilha quando tenhamos o pé mais inchado. Outra dica é o facto de levarmos meias adequadas/meias técnicas quando treinamos ou jogamos futebol. Existe cada vez mais uma gama maior de produtos deste gênero, pois este tipo de produtos actua como protector entre as chuteiras e a pele, sendo até transcendentais para a evaporação mais rápida do suor, já que por exemplo o excesso de humidade torna a tua pele mais suave e o que por si só já pressupõe a criação de bolhas. Outro ponto a favor das meias técnicas de futebol é que fixam o nosso pé muito melhor à palmilha, dando muito mais grip e proporcionando assim muito mais estabilidade.

Produtos para a Pele

Quando submetemos a nossa pele a forças repetidas de frição, a renovação celular epidérmica é mais rápida, e a capa mais externa da pele acaba por tornar-se mais grossa, protegendo-nos contra as bolhas. A preparação e o cuidado antecipado são os melhores factores quando falamos em combater a aparição de bolhas. Tudo passa pela utilização de um bom material.

O uso de um material que seja muito respirável é mais que aconselhável, pois com um uso moderado, fazemos com que o nosso pé mantenha-se seco em todos os momentos, mantendo assim um nível de fricção baixo. O uso de vaselina, um dos produtos mais usados pelos desportistas, actua como uma barreira protectora entre as chuteiras e as meias. Neste caso é importante saber que temos que utilizar este tipo de produto apenas nas zonas mais comprometidas, já que utilizado de maneira errônea poderia provocar deslizamentos internos e criar uma possível lesão. Para finalizar, há que mencionar que as ligaduras também podem ser nossas aliadas em momentos ocasionais. É essencial saber que devemos ter a pele sempre seca e aquecer este tipo de produtos com as mãos préviamente a colocar-los, para que assim se adaptem melhor à nossa pele.

Espero que consigam terminar as vossas pré-temporadas da melhor maneira possível e que comecem os vossos campeonatos em grande. Não se esqueçam de seguir-nos nas nossas redes sociais e de também deixar os vossos comentários sobre o blog de hoje na nossa secção de comentários. 

Links de Compra:

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.