F.C. BAYERN MÜNCHEN - A melhor equipa alemã

Continuamos com a nossa rúbrica de equipas de futebol históricas. Hoje viajamos até Munique, Baviera. Hoje falamos do clube mais titulado em toda a Alemanha e por onde já passaram imensos jogadores históricos.

15 March 2019 - Por Bruno Ferreira

Fussball-CLub Bayern München, ou mais comumente mencionado em Portugal como Bayern de Munique, é o maior e mais titulado clube de futebol em toda a Alemanha. Foi fundado em 1900 na cidade de Munique por onze jogadores de futebol. Trata-se de um clube com imensos departamentos desportivos, mas é no futebol onde o nome Bayern se destacou mais. No futebol já conquistou imensos titúlos como por exemplo: 28 Bundesligas, 15 Taças da Alemanha, 5 Taças dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, 1 Liga Europa, 1 Taça das Taças e também 1 Supertaça Europeia. Sendo que é um dos cincos únicos clubes em conjunto com o Ajax, Juventus, Chelsea e Manchester United a ganhar as três principais competições europeias.

Bayern de Munique nos anos 70 - Os anos dourados

Depois do calvário que passaram no pós-guerra, a reconstrução da equipa e do clube em si custou imenso, sendo que apenas nos finais dos anos 60 é que já se podia dizer que o Bayern estava a renascer. Com a ajuda de jogadores históricos como Franz Beckenbauer, Gerd Muller, Paul Breitner, Sepp Meier entre outros tantos, o clube voltou às vitórias e ao domínio do futebol alemão e também do europeu. Entre 1974 e 1976 conquistaram três Taças dos Campeões Europeus de seguida, assim como também uma Taça Intercontinental frente ao Cruzeiro de Belo Horizonte num jogo a duas mãos. Durante essa época no futebol alemão conquistaram 5 bundesligas e 2 taças alemãs. Um dos seus maiores rivais nessa altura e que se mantém até aos dias de hoje, é o Borussia de Dortmund.

ALLIANZ ARENA - Um estádio de sonho

Anteriormente o Bayern disputava os seus jogos no antigo Estádio Olímpico de Munique, estádio construído em 1966, e que foi a casa da equipa desde 1972 até 2005. Desde esse ano que a equipa da Baviera utiliza o novissímo Allianz Arena, que tem a particularidade de mudar as cores do seu exterior consoante o utilizador do estádio no dado dia, já que três dos seus habituais utilizadores são a seleção nacional da Alemanha, Bayern de Munique e o TSV Munich 1860. O estádio tem capacidade para cerca 69.344 espectadores sentados. Um estádio onde o Bayern impõe o seu domínio nos seus jogos em casa.

E aqui temos um pouco da história da equipa alemã, uma das maiores equipas europeias e mundiais e a maior de todas no seu país.

LINKS:

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.