PODEMOS USAR CHUTEIRAS DIFERENTES EM CADA PÉ?!

No passado dia 17 de Maio no canal espanhol da Fútbol Emotion tivemos um video de Q&A onde o título era: "Posso jogar com botas diferentes nos pés?" Desde logo que a resposta dos meus colegas foi um conciso e rotundo NÃO. Mesmo assim e para todos os que acreditam que sim, que podem jogar com chuteiras diferentes, o blog de hoje vai dirigido a vocês.

10 June 2019 - Por Bruno Ferreira

Recordo perfeitamente todas as coleções de chuteiras que sairam para o Mundial do Brasil 2014. Hoje quero falar e abrir este blog com a coleção da Puma mais concretamente. Desde o primeiro momento em que se viu esta coleção iria marcar pela diferença visual que iria apresentar. Tinha como nome PUMA TRICKS, e apresentava não só cores apelativas, mas também uma combinação distinta de cores para o pé direito e pé esquerdo. Esse feito fez com que a mentalidade das pessoas mudasse um pouco, e acabassem por pensar que este tipo de coisas se poderia fazer com chuteiras, solas e marcas diferentes.

Como profissional ligado ao mundo do futebol isto preocupa-me IMENSO, pois que uma pessoa salte a campo com chuteiras iguais mas de cores diferentes é uma coisa. Mas que uma pessoa salte a campo com chuteiras de marca diferente, modelos diferentes e de solas diferentes, já é outra completamente diferente, além de um risco altamente BRUTAL.

Há pouco mais de um ano e meio terminei a recuperação de uma lesão do tornozelo, onde num jogo num campo sintético estava a jogar com chuteiras de sola FG, algo que não recomendo absolutamente nada devido à densidade dos pitons, e num movimento de rotação numa bola dividida com um oponente, devido a uma das minhas chuteiras não estar devidamente inserida(distribuição dos pitons e pressão do solo na chuteira) no terreno de jogo, acabei por realizar uma fractura de 1.5 mms no meu tornozelo direito. Apesar de não estar a usar chuteiras diferentes no meus pés, friso o facto de que estava a usar uma sola FG num campo sintético. Alerto para este facto pois recentemente vi uma criança que não devia de ter mais de 10 anos onde tentava entrar em campo num relvado sintético com uma chuteira com pitons de alumínio e a outra com pitons FG - Nenhuma das duas estava correcta. 

RISCOS AO USAR CHUTEIRAS DIFERENTES

Vou iniciar este ponto falando do upper. Como se de uma review se tratasse. Nos uppers das chuteiras podemos encontrar uma imensa variedade de materiais, como: sintéticos, tecido, pele ou micro-fibras. Este talvez seja o ponto que menos risco contém, mas que no entanto merece ser mencionado, devido ao grau de exposição face a uma lesão para um atleta. As chuteiras estão fabricadas com diferentes materiais, e seja qual seja o teu tipo de jogo, acabam por se adaptar a ele. Um mau uso com umas chuteiras diferentes poderá levar a uma acção que te leve diretamente ao banco dos lesionados.

E eis que chegamos ao ponto que para mim tem o risco mais alto ao usar chuteiras diferentes, que é o de usar solas distintas, como por exemplo: umas SG com umas FG, ou umas FG com umas AG. Esta acção é extremamente perigosa, pois cada passo que damos num campo de futebol jamais é idêntico ao anterior. Tudo muda, como a distribuíção da pressão, a altura dos pitons, a profundidade que os mesmos penetram no terreno do jogo, tudo muda, o que torna esta decisão um verdadeiro ato perigoso.

Sou consciente de que em qualquer ocasião necessites de suprimir uma eventual ruptura das tuas chuteiras, pois podem acabar por romper no momento menos indicado, ou até mesmo que te esqueças de uma chuteira em casa, no entanto se podes remediar este problema com qualquer outra solução que não seja a de jogar com chuteiras diferentes, o teu corpo irá agradecer-te a longo prazo.

LINKS DE COMPRA:

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.