COMO USAR CORRETAMENTE OS PITONS DA MINHA CHUTEIRA!

Hoje vamos falar de um tema que cria imensa controvérsia, já que todos aqueles que já jogamos em relva natural conseguimos entender realmente um pouco de como funciona o tema de trocarmos os nossos jogos de pitons segundo a superfície onde as vamos utilizar. No entanto e como ainda existem diversos erros sobre o tema, iremos então abordar os sistemas mais conhecidos e verificar se realmente funcionam.

27 November 2019 - Por Bruno Ferreira

Sei que esta chuteira já está completamente fora de moda, mas em 2006 foi lançada ao mercado uma chuteira cujo a qual permitia mudar os pitons segundo a superfície onde fossemos jogar. Algo extremamente inovativo para a época, mas que no entanto não pegou moda, digo pegar moda, porque simplesmente não chegou até aos dias de hoje. No entanto a ideia era boa, já que permitia ao futebolista ter numa unica chuteira a possibilidade de ter três tipos de solas para jogar futebol, como: relva natural, relva artificial e até superfícies mais duras como terra por exemplo. As marcas adaptaram-se a isso e comecaram realmente a fabricar modelos que permitiam mudar também os seus pitons, as denominadas chuteiras SG ou SG-PRO(chuteiras mistas). Sei que muitos de vocês aí desse lado, assim como eu chegaram a mudar os pitons de aluminio por borracha para poder utilizar a nossa chuteira em relvado artificial. Algo que até há cerca de 3 anos atrás era possível, mas que nos dias de hoje simplesmente não é possível e por duas razões.

A primeira é porque simplesmente não se fabricam pitons de borracha que sejam adequados a chuteiras para sintético ou artificial, já que as mesmas que são adequadas para o uso nessas superfícies apenas são as AG, ou AG-pro e nenhuma vos dá a opção de trocar os pitons. A segunda razão é que as unicas chuteiras onde tu podes realmente trocar os pitons são as SG ou SG-Pro, mas essas chuteiras já não são fabricadas a pensar no uso em relvado artificial e como tal não suportam a abrasão desses campos. Desde a Fútbol Emotion advertimos que o uso destas chuteiras em relvados artificiais ou sintéticos é prejudicial tanto a nível de lesões para o jogador como para o produto em si, e é algo que a não está coberto pela garantia. 

Então o que tenho eu que saber mesmo sobre pitons para chuteiras de futebol?

A primeira coisa que tens e deves saber é que se jogas maioritariamente em relvados artificiais, devias utilizar apenas chuteiras AG. Se és daqueles jogadores que joga tanto em relva natural como relva artificial, a tua melhor opção será comprar uma chuteira Puma Football, já que é a única marca que fabrica ainda modelos de chuteiras de FG/AG. Se não usas chuteiras dessa marca, deves optar então por comprar 2 modelos, um FG e um outro AG, e aqui o meu conselho seria comprar uma chuteira de gama alta para a superfície onde a vais utilizar mais vezes e depois comprar uma outra de gama baixa ou gama média para a superficie de menos utilização. 

No entanto se és jogador apenas de relva natural, então o que deves saber sobre a tua chuteira e também como obter o melhor rendimento da sua sola e pitons é bastante fácil. Se compras uma chuteira mista(as que permitem ter pitons de borracha e pitons de aluminio) ou até mesmo uma SG total (todos os pitons são de aluminio), deves ter em conta que irás necessitar de um jogo de pitons de borracha e um outro jogo de pitons de alumino. E porque? Porque os pitons são o que te irão dar a estabilidade e funcionalidade que tu procuras nas tuas chuteiras. No entanto e segundo o estado do campo e também as condições atmosféricas, irás obter um melhor rendimento ou não. Tu irá depender dos pitons que tu escolhas quando estejas perante essas situações.

Quais as diferentes situações onde posso mudar os pitons da minha chuteira?

Relvado natural seco e em boa condição: configuração total de pitons de borracha

Relvado natural seco e em más condições: configuração mista (borracha e aluminio)

Relvado natural molhado e em boa condição: configuração mista (borracha e aluminio)

Relvado natural molhado e em más condições: configuração total de pitons de alumino

Apesar de todas estas opções creio que o mundo das chuteiras de futebol irá continuar a evolucionar, o que irá permitir ao consumidor final uma melhor escolha. No entanto e por agora o meu conselho é que apesar de que tu possas mudar os teus pitons segundo o teu campo e que essa ideia até seja boa, eu não a recomendo. E tudo porque as roscas das chuteiras vão sofrer imenso stress por tanta mudança de pitons e vão se estragar mais rápidamente. Existem diversas opções de gamas intermédias e grande qualidade que te permitem ter por exemplo um par de chuteiras Firm Ground e um outro de de chuteiras Soft Ground.

No entanto se és adepto deste tipo de chuteiras e pretendes continuar a jogar com elas, na Fútbol Emotion irás encontrar uma imensa variedade de jogos extra de pitons que tu poderás utilizar nas tuas chuteiras, mas atenção que nem todos servem para todas as chuteiras. Caso tenhas alguma dúvida não hesites em contactar-nos para que possamos ajudar-te a escolher os mais indicados.

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.