Glasgow Celtic - Um histórico europeu ligado a Portugal

É impossível falar do Celtic sem falar no Rangers. É impossível falar do futebol na Escócia e não mencionar o OLD FIRM. No entanto hoje estamos aqui para falar sobre o clube católico da cidade de Glasgow. Hoje falamos sobre os "the boys" e também sobre o que significa os "Lisbon Lions". 

12 March 2019 - Por Bruno Ferreira

O Celtic Football Club é um dos clubes de futebol mais antigos do mundo. Foi fundado em Glasgow e até ao dia de hoje ainda se mantém com o seu nome original. Um dos inúmeros feitos que faz com que o Celtic se mantenha como um histórico do futebol europeu, é o facto de ser o único clube escocés que nunca desceu de divisão. O Celtic jogou o seu primeiro jogo em 28 de Maio de 1888, onde defrontou o Rangers, o seu arqui-rival, e ganhou por 5-2. Seria a primeira de muitas vitórias num DERBY, que acabou por marcar o futebol escocés e ambas as equipas, pois esse OLD FIRM, o nome que está associado ao derby da cidade de Glasgow, está também associado a palavra empresa (FIRM), pois é de conhecimento geral que estas duas equipas desde o inicio da SFPL, que dominam a seu belo prazer o futebol escocés entre ambas como se de uma empresa mesmo se tratasse. 

GLASCGOW CELTIC - LISBON LIONS

A história do Celtic estará para sempre ligada a Portugal e ao Estádio Nacional do Jamor, pois foi aí onde em 1967 e contra todas as opiniões, que os comandados de Jock Stein conseguiram o impossível e ganharam a antiga Taça dos Campeões Europeus ao vencer na final o todo poderoso Inter de Milan. Os jogadores que andaram por aquele campo fizeram história e assim subsequentemente ficaram conhecidos como os Lisbon Lions - Os Leões de Lisboa. Jock Stein também entrou na história, pois tornou-se o primeiro treinador britânico a conquistar uma Taça dos Campeões com uma equipa britânica. Aliás foi nessa década que o Celtic escreveu as mais bonitas páginas da sua história, onde não só ganharam essa Taça dos Campeões, como também conquistaram a SFPL por NOVE vezes consecutivas. Feito que ficou conhecido como Nine-in-a-Row, pois foram o primeiro clube profissional de futebol a conseguir-lo.

Os adeptos católicos são uns fervorosos apaixonados do clube escocés, tanto que o nível de apoio nunca baixou, mesmo quando o clube católico passou pelas dificuldades que passou durante os anos 80 e anos 90, onde o Rangers dominou o futebol escocés. Entre o Celtic e os seus adeptos sempre existou uma grande relação de empatia, tanto que até foram o primeiro clube no Reino Unido a publicar um jornal regular sobre o seu clube, para que assim os seus adeptos tivessem acesso a todas as informações e notícias do clube em primeira mão.

CELTIC PARK - Um Estádio histórico

O Celtic tem e mantém o seu estádio na mesma localização desde a data da sua inauguração em 1892. A sua principal renovação desde essa data foi apenas em 1995, onde após essa remodelação/modernização a capacidade do estádio ficou em 60832 espectadores. No entanto continua a ser o maior estádio de futebol em toda a Escócia, e apenas o segundo no Reino Unido, atrás de Old Trafford. Em jeito de curiosidade, os fervorosos adeptos do Celtic apelidam carinhosamente o seu estádio de "Paradise", talvez uma analogia aos momentos de sonho e prazer que aí vivem, nesse seu palco dos sonhos.

Jogadores históricos - Henrik Larsson

De todos os seus jogadores históricos e autênticos craques que já passaram pelo Celtic, e que foram imensos, como por exemplo Nakamura, Petrov, Jonh Collins, Pat Bonner, Jorge Cadete e Paulo Di Canio, para mim o jogador que mais me chama a atenção, é Henrik Larsson. Talvez seja pela dedicação, amor e carinho com que o jogador sueco viveu os momentos menos bons do Celtic, e ainda assim se manteve no clube católico, ou também pelos recordes que bateu e também pela sua capacidade de liderança.

E este é o Glasgow Celtic, um clube da grande e fria cidade de Glasgow, que até aos dias de hoje ainda se encontra divivida pela futebol e pelas suas crenças religiosas. 

LINKS:

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.