REAL ZARAGOZA - A EQUIPA DAS TAÇAS

Hoje na rubrica clubes históricos do futebol mundial, iremos falar de um histórico do futebol espanhol - Real Zaragoza, ou como é conhecido em Espanha, a equipa "Copera", fruto das suas vitórias e exibições na taça de Espanha.  

16 April 2019 - Por BRUNO FERREIRA

O Real Zaragoza SAD, ou simplesmente Zaragoza, é um clube da cidade espanhola de Saragoça. Originalmente fundado em 1903 sob o nome de Zaragoza Football Club, é em 1932 com a fusão com o Iberia SC que o Zaragoza adopta o nome de Real Zaragoza e que permanece até aos dias de hoje. O clube "Maño" (umas das suas muitas alcunhas) é um clube que sempre viveu altos e baixos no futebol espanhol, repartindo a sua existência entre a primeira e a segunda divisão espanhola, mas que no entanto acostumou a todos os seus adeptos e simpatizantes do futebol a grandes exibições em jogos e momentos chave, e especialmente na Copa del Rey(correspondente à Taça de Portugal). 

Actualmente a equipa vive um momento menos positivo, pois já vai para o sexto ano seguido na segunda divisão espanhola, onde por duas vezes já esteve quase a regressar à ribalta do futebol espanhol, mas onde infelizmente acabou sempre por falhar nos momentos finais. No entanto estes desaires e também esta longa travessia no deserto não é algo que demove os aguerridos adeptos do clube espanhol, pois quando jogam em casa o clube mantém uma média de espectadores superior a 22500 espectadores, uma das mais altas na segunda divisão espanhola, e também do futebol espanhol em geral, já que entra diretamente no top 5 de assistências médias das ligas profissionais de futebol.

A nível de conquistas, os seus maiores feitos são sem dúvida a conquista da Taças das Taças em Paris na temporada 1994-95 frente ao Arsenal com um golo do médio Nayim desde o meio campo. Outro grande momento é a conquista da Copa del Rey em 2003-04 frente ao todo poderoso Real Madrid, o penúltimo troféu da equipa do Real Zaragoza. Posteriormente a essa conquista iria seguir-se a conquista da Supercopa de Espanha e desde esse dia até aos dias de hoje a equipa está viver por um período de seca, período esse que aliado à longa travessia no deserto da segunda divisão, fazem com que este seja um dos períodos mais negros da história do clube aragonés.

Analisando um dos seus momentos mais históricos é impossível não mencionar a vitória nas meias-finais da Copa del Rey de 2006 por 6-1 contra os galáticos do Real Madrid. Um jogo em que os "Maños" dominaram a equipa de Madrid por completo, e onde Diego Milito e Ewerthon fizeram os golos da sua equipa. Infelizmente nessa mesma competição e na final frente ao Espanyol de Barcelona, a equipa acabaria por perder por 4-1. No entanto um jogo que ficará na história do clube aragonés para sempre.

LA ROMAREDA é o estádio onde desde 1957 a equipa do Real Zaragoza joga os seus jogos. O jogo inaugural foi um amigável entre o Real Zaragoza e o Osasuna, que terminou com uma vitória para a equipa local por 4-3. Um estádio actualmente com capacidade para 34.596 espectadores, e que conta com um dos melhores ambientes do futebol espanhol. Um estádio carismático e também histórico. Um estádio que em 1982 recebeu 3 jogos dos Mundial de esse mesmo ano e que dez anos mais tarde em 1992, aquando dos Jogos Olímpicos também teve a honra de poder receber 7 jogos do torneio olímpico de futebol. 

Com a temporada 2018/19 já quase como que determinada para os lugares de promoção, o Real Zaragoza já pensa na temporada 2019/20 e numa temporada em que lhe permita voltar às grandes exibições e aos palcos da ribalta do futebol espanhol. Espero que tenham gostado desta pequena história sobre o clube espanhol. Caso queiram ver um outro clube nesta rubrica, deixem os vossos comentários com essa sugestão.

LINKS:

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.