A HISTÓRIA DA TAÇA DOS CLUBES VENCEDORES DAS TAÇAS

A já extinta Taça das Taças (como eu a conheci - O nome oficial era Taça dos Clubes Vencedores das Taças) foi uma competição europeia de futebol com a organização e aprovação da UEFA e que se disputou de forma consecutiva entre as temporadas 1960/61 e 1998/99. Hoje iremos conhecer a história por detrás de uma competição que chegou a ser mais importante do que a actual Liga Europa por exemplo.

14 May 2020 - Por Bruno Ferreira

Estou seguro que muitos de vocês não conhecem ou até mesmo aqueles que sabem algo, sabem mesmo muito pouco sobre esta competição internacional do futebol europeu que perdurou quase quarenta anos no panorama do futebol internacional e que chegou em tempos a ser considerada a segunda competição mais importante da UEFA. Estamos perante uma competição que teve a sua última edição na temporada 1998/1999 com a última taça a ser erguida pela equipa da Lazio de Roma, uma equipa da Série A italiana.

lazio ganha a ultima taca das tacas

Actualmente apenas existem três competições europeias internacionais a níveis de clubes: Liga dos Campeões e a Liga Europa (antiga Taça UEFA). Existe ainda uma outra competição, no entanto como é apenas para os vencedores destas duas últimas competições, é denominada como Supertaça Europeia. Pois a verdade é que o futebol europeu em tempos teve ainda uma quarta competição, mas que nos seus tempos áureos durantes os anos 70 e anos 80 era considerada e vista como a segunda competição mais importante do velho continente, tanto que na altura a supertaça europeia era disputada entre o vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus e o vencedor da Taça dos Vencedores das Taças.

História da Taça das Taças

Esta competição tem a sua primeira edição na temporada 1960/61, no entanto apenas será reconhecida pelo organismo competente, neste caso a UEFA, na temporada 1962/63. A competição nasce com o intuito e como até o seu nome indicava, premiar o vencedor europeu das taças nacionais. Apenas podiam participar os vencedores das suas taças nacionais. O formato inicial manteve-se igual até à sua última temporada. A competição era disputada em rondas de eliminação jogadas a duas mãos e com o sistema de golos fora apenas a ser inserido na suas últimas décadas.

barcelona cup winners cup

Vencedores e Hegemonia do FC Barcelona

Durante as suas 39 edições a competição conheceu 32 clubes vencedores. De entre todos esses clubes destacamos o FC Barcelona pela sua hegemonia na competição com 4 títulos conquistados em 1979, 1982, 1989 e 1997. O clube espanhol ainda logrou atingir outras duas finais em 1969 e 1991 onde acabou por perder essas finais para o Slovan Bratislava e Manchester United.

jose mourinho e bobby robson com a ultima taca das tacas dos cules

Devido à suposta "maldição" que sempre foi dito que existia com a competição, aparte do Barcelona não existe um outro domínio esclarecedor de um outro clube na competição, daí também o facto de existirem 32 vencedores em 39 edições. Dos restantes vencedores podemos destacar clubes como Dinamo de Kiev, Dinamo de Tbilisi, Borussia Dortmund, Magdeburg, Malines e Hamburg. Um facto curioso é que alguns destes clubes que no seu momento foram considerados um dos grandes da Europa agora estão perdidos divisões inferiores nos seus países.

cup winners cup tottenham

Sporting Clube de Portugal na Taça das Taças 1963/64

Apesar do FC Porto ter também chegado a uma final da Taças das Taças, apenas existe um clube português com esse título no seu palmarés, e esse clube é o Sporting CP. O clube lisboeta conseguiu esse feito na temporada de 1963/64 ao ganhar na final ao MTK Budapeste. Para a história fica não só a vitória na competição, mas também um recorde que perdura até aos dias de hoje, a vitória frente ao Apoel de Nicósia por 16-1 no antigo Estádio José de Alvalade.

sporting 1963 mtk

Declínio e extinção

Apesar de ser considerada a segunda competição europeia e também possuir nomes de clubes poderosos na sua lista de vencedores, a verdade é que a competição sempre foi vista com outros olhos devido também aos clubes de menor renome que nela participavam devido a terem sido uma surpresa na sua taça nacional na temporada anterior ao terem vencido a competição.

arsenal taca das tacas

Com o nascimento de uma nova super competição como a Liga dos Campeões (Ex- Taça dos Clubes Campeões Europeus), a Taça das Taças começou a perder importância de tal maneira que com a primeira expansão da Liga dos Campeões em 1996/97, que permitia a participação de mais do que um clube na competição maior da UEFA, fez com que a UEFA tomasse a decisão de extinguir a competição por completo na temporada seguinte, já que muitos dos clubes que ganhariam as taças dos seus países iriam acabar por participar na renovada Liga dos Campeões e assim fazer com que os clubes vencidos, alguns de renome muito inferior fossem participar na Taça das Taças e que como tal iriam influenciar de forma negativa as receitas da competição.

man utd taca das tacas

Actualmente está prevista a criação de uma nova competição europeia para dentro de poucos anos e aos clubes que ganham as respectivas taças dos seus países apenas lhes restam jogar na Liga Europa, uma competição também cada vez mais difícil de ganhar para um clube pequeno, devido às reformas da UEFA que permitem a participação de clubes eliminados da Liga dos Campeões. Pessoalmente sinto falta de uma competição como a Taça dos Vencedores das Taças, uma competição que permitia ver o futebol de outro modo e que fazia os clubes pequenos sonhar com títulos europeus.

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.