A HISTÓRIA POR DETRÁS DA ADIDAS E PUMA - UMA RIVALIDADE COM MAIS DE 60 ANOS

Para quem acompanha o futebol não só de agora, mas mesmo já desde os tempos mais antigos, sabe muito bem que a adidas é uma das marcas que sempre acompanhou o futebol de mãos dadas e que sempre trabalhou em conjunto com o desporto rei para ajudar na sua evolução. O que muitos de vocês não sabem é que uma outra marca desportiva (PUMA) e também reconhecida a nível mundial nasceu devido a uma separação interna dos irmãos Dassler nos tempos da pré-fundação da adidas. Hoje vamos abordar a história por detrás de uma rivalidade familiar e que dividiu toda uma cidade alemã.

07 May 2020 - Por Bruno Ferreira

A rivalidade que muitos desconhecem. Esta competição/rivalidade entre duas das marcas comerciais mais conhecidas de todo o mundo foi e ainda é mais do que apenas uma competição empresarial. Estamos perante uma disputa familiar que fez com os irmãos Dassler: Adolf e Rudolph, acabassem por se separar e dividirem entre si uma empresa que na época dominava o ramo comercial em que estava inserida. Uma disputa que acabou por dividir inclusive os habitantes da pequena cidade de Herzogenaurach.

Gerbüder Dassler Schuhfabrik

Os irmãos Dassler eram filhos de um antigo trabalhador de uma fábrica de sapatos. Recém-chegados de combater na Primeira Guerra Mundial, ambos decidem criar então uma fábrica de calçado alemão, a famosa: Gerbüder Dassler Schuhfabrik. Essa ideia ou sonho vinha impulsionada por um desejo/motivo que era um segredo para todos menos para ambos os irmãos. Temos que tomar consciência que duas das maiores marcas mundiais a nível desportivo hoje ainda existem porque os irmãos Dassler decidiram fabricar sapatos devido à mà qualidade dos sapatos que tinham utilizado durante a Grande Guerra. Desde o início que foi fácil perceber a perfeita harmonia em que trabalhavam os dois irmãos. Adolf era mestre por detrás de todo o desenvolvimento dos sapatos e Rudolph era o encarregado de os vender.

dassler brothers

Um dos episódios mais marcantes do sucesso do negócio familiar Dassler no período que antecede a Segunda Guerra Mundial, é o de que Rudolph e Adolf apesar de serem ambos militantes do Partido Nazista conseguem convencer a Jesse Owens que utilize as suas sapatilhas durante os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. A separação dos irmãos acontece durante a Segunda Guerra Mundial, um período conturbado onde imensos episódios de disputas familiares levaram inclusive a discussões entre as esposas de ambos os irmãos. Toda esta situação acabou por explodir e levar à separação dos irmãos com a partida de Rudolph para a frente militar e insistência do seu irmão em querer ficar para trás a governar os destinos da empresa de ambos. A Segunda Guerra Mundial acaba por terminar em 1945, e depois de imensos conflitos e episódios internos entre ambos, a separação final acaba por acontecer em 1948. Dividindo assim uma cidade, familias, amigos e trabalhos.

adidas

A marca adidas como todos nós conhecemos actualmente nasce então em 1949 e a origem do seu nome vem mesmo do seu fundador Adolf Dassler - ADIDAS. Entre outras coisas a adidas cresce graças a episódios de sucesso como o da final do Mundial de 1954 na Suíça, onde Adolf Dassler equipou as chuteiras de futebol adidas dos jogadores da equipa alemã com pitons de alumínio para evitar que os mesmos pudessem cair devido à chuva, algo que na altura foi a primeira inovação dentro do mundo das chuteiras de futebol.

final mundial 1954

Até aos dias outros momentos chaves persistem na nossa memória como o lançamento das chuteiras adidas Copa Mundial em 1982, umas chuteiras que até aos dias de hoje ainda continuam a ser um dos produtos mais vendidos dentro do mundo das chuteiras de futebol. E foi mesmo através de episódios assim e da extrema inteligência que Adolf tinha sobre como criar e desenhar novos produtos, que uma marca como a adidas chegou onde chegou e ainda persiste nos dias de hoje.

sede da adidas

Puma

De igual modo como o seu irmão, Rudolph decide apenas momentos após a separação de 1948 criar a sua própria companhia e assim nasce a Ruda, nome inicial da empresa que depois acabou por ser mudado para Puma. No entanto a marca não levantou voo tão cedo como Rudolph pensava. Temos que recordar a inteligência por detrás do produto estava do outro lado das barricadas, enquanto que deste lado das barricadas estava a astúcia, a extrema capacidade de negociar e colocar produtos seja onde seja. Não podemos esquecer que a ideia de pedir a Jesse Owens que utilize as sapatilhas da fábrica dos irmãos em Dassler em 1936 nasce de ambos os irmãos, mas é Rudolph que fecha o negócio.

sede da puma na alemanha

No entanto e apesar das constantes lutas no início da formação da sua empresa, é na década de 1970 e mais concretamente durante o Mundial de 1970 que a marca alemã consegue o seu maior episódio de sucesso e escreve assim o capítulo da sua história que vai para sempre marcar a sua essência e ao mesmo tempo permitir a sua sobrevivência até aos dias de hoje. Estamos no jogo dos quartos-de-final do Mundial de 1970 entre o Brazil e o Perú, onde o astro Pelé antes de começar o jogo simplesmente se agachou e atou os cordões da sua chuteira de uma forma muito calma. Como é óbvio todas os focos estavam em cima do jogador brasileiro e estrela do mundial, o que tornou assim muito mais fácil ver como Pelé utilizava um par de chuteiras de futebol Puma King completamente pretos e com a lista da marca Puma de cor branca.

pele mundial 1970 com puma king

Desde de 1948 até à data da morte de ambos os irmãos, nenhum voltou a falar com o outro e até se falam de episódios de guerrilha entre ambas as marcas, assim como espionagem familiar. E a verdade é que até à data da sua morte nenhum dos irmãos voltou a falar com o outro e ao dia de hoje se existe uma marca de sucesso a nível internacional como a Nike, a culpa até podemos dizer que é de ambos os irmãos, pois a sua guerra interna fez com que a Nike ganhasse terreno durante todo esse tempo. Actualmente ambos os irmãos estão enterrados no mesmo cemitério, mas em locais completamente distintos e separados. Até em morte, a sua disputa foi levada a um expoente completamente radical.

adidas VS puma

A rivalidade entre ambas as empresas foi oficialmente terminada em 2009, quando trabalhadores de ambas as empresas realizaram um jogo de futebol amigável. O resultado ficou para a história.

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.