SUPERTAÇA EUROPEIA

Este ano mais uma vez joga-se uma edição da Supertaça Europeia, agora conhecida como a Supertaça da Uefa. A edição deste ano será já a sua 44ª edição e pela primeira vez em toda a sua história sera arbitrada por uma oficial do sexo feminino.

14 August 2019 - Por Bruno Ferreira

A ediçao da Supertaça da UEFA 2019 joga-se em Istambul, mais concretamente no Estádio Vodafone Park que é propriedade do Besiktas JK, um dos clubes históricos de Istambul e da Turquia. A edição deste ano tem como aliciantes as duas equipas que se opõem frente a frente: Liverpool e Chelsea e também o facto de ser o primeiro jogo de futebol oficial masculino de sempre que vai ser arbitrado por uma oficial do sexo feminino. A francesa Stephanie Frappart vai entrar e também ficar para a história do futebol como a primeira mulher a dirigir/oficializar um jogo oficial de futebol masculino desta importância.

SUPERTAÇA DA UEFA

Das suas 43 edições anteriores ficam para a história os seguintes factos: foi uma competição que nasceu em 1972 pelas mãos do jornalista desportivo holandês Anton Witkamp, e que desde esse ano até 1997 foi sempre uma competição que se jogava a duas mãos. A partir de 1998 é quando apenas se começa a jogar a um só jogo e sempre no estádio Louis II no Mónaco. Também é nessa altura, mais concretamente um ano depois que se joga a última edição entre os vencedores da Liga dos Campeões e da Taça das Taças. A UEFA após anos em que já verificava um declinio acentuado na competição para os vencedores das taças nacionais, decide extinguir essa competição e reformular a antiga Taça UEFA, competição que actualmente tem um formato similar à Liga dos Campeões, e donde sai um dos participantes nesta Supertaça. A nível de títulos o clube mais titulado é o FC Barcelona, vencedor em 1992, 1997, 2009, 2011 e 2015. E a nível de países é a Espanha que também domina com mais títulos, com um total de 15. De frisar também que é o país com mais finais perdidas, treze no total, fruto do dominio espanhol no futebol europeu nos últimos anos. 

Liverpool FC

O mítico clube da cidade dos Beatles chega pela sexta vez a uma final da Supertaça da UEFA, depois de já ter participado e ganho as edições de 1977, 2001 e 2005. Os reds irão tentar hoje muito certamente conseguir a sua quarta conquista na competição. A equipa de Anfield chega aqui após uma campanha espectacular na passada Liga dos Campeões, aliás foi um grande ano tanto individualmente como colectivamente.

Chelsea FC

O clube londrino irá jogar hoje em Istambul aquela que vai ser a quarta final da Supertaça Europeia. Com um vitória em 1998, ainda no formato anterior, os blues contam com duas presenças consecutivas em 2012 e 2013, onde acabaram por perder as duas. Depois de um período de relativo sucesso entre 2004 e 2012, o Chelsea nos últimos anos está realmente perder algum gás quando comparado com os gigantes do futebol europeu e mundial. Sem questionar o valor da equipa ou do seu staff, mas realmente não é possível comparar esta equipa com a dos anos de 2004 até 2006 por exemplo.

Não obstante os altos e baixos do Chelsea e também a fome por títulos do Liverpool, acredito que a final de 2019 será muito disputada e igualada. Tudo porque será disputada entre dois clubes ingleses,e apesar das disparidades que agora existem no futebol a nível mundial, para mim a Premier League ainda é e sempre será a melhor liga do mundo, simplesmente por ser a liga mais competitiva e espectacular.

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.