TREINO PARA AUMENTAR A TUA VELOCIDADE

Já me tinham pedido para actualizar esta secção, pois é uma secção com imenso sucesso e estava um pouco desactualizada. Hoje irei apresentar uns pequenos truques para vocês aì em casa poderem treinar e aumentar a vossa velocidade, um dos factores que está cada vez mais em alta no futebol e futsal.

15 May 2019 - Por Bruno Ferreira

Cada vez mais a velocidade é uma arma muito importante no futebol, e por isso cada vez mais vemos todos os clubes(profissionais e amadores) a trabalharem essa vertente do seu jogo. Um jogador mais rápido ou mais ágil pode ser muitas vezes mais decisivo do que um jogador fora de série, e também não podemos esquecer o quão barato é treinar este aspecto físico, e também porque o podes treinar em campo, na rua, em casa, ou até num ginásio.

VELOCIDADE - Aumentar a tua potência e estabilidade

Tenho para vocês um pequeno conjunto de cinco exercicios. Exercicíos esses que poderás fazer inicialmente a cada três dias, e depois ir aumentando gradualmente a cadência e também diminuindo a diferença de dias entre os exercicíos, para que assim possas melhorar a tua performance.

Aquecimento Muscular

Devemos sempre começar por um tipo de aquecimento muscular, sempre que tenhamos em mente ir trabalhar qualquer tipo de músculo do nosso corpo, para que assim possamos evitar lesões ou mal-estar fisíco. A melhor maneira será começar com alongamentos. 

Jump Training

O jump training muitas vezes utilizado para os treinos de atletas de triplo-salto, é um exercício muito simples de realizar, e vai aumentar a tua resistência e musculatura das tuas pernas com o peso do teu corpo. Como realizar-lo: Mantendo o teu corpo sempre recto e numa velocidade e passada normal, apenas deves mover-te numa direção sempre frontal e ir saltando de uma perna para a outra, com o joelho que salta sempre alto e nunca esquecendo de colocar todo o teu peso na perna que apoias. 

Agachamento com Salto

Este exercício pode ser visto por muitos de vocês como muito simples ou até como inútil para trabalhar a velocidade. No entanto quando bem realizado, e sob várias vezes, trata-se de um exercício muito eficaz e que vai aumentar a capacidade de explosão das tuas pernas. Para realizar-lo corretamente, primeiramente apenas tens que te posicionar numa posição totalmente recta com os pés juntos e mãos sobre as coxas. Em seguida apenas tens que dobrar as pernas, pular e separar os pés enquanto estiveres no ar. Na parte final apenas tens que aterrar  com os pés mais afastados do que a largura dos ombros e agachado. Para continuar apenas tens que sair da posição de agachamento dando um salto e voltas à posição inicial, mantendo os pés juntos no momento em que tocarem novamente o chão.

Agachamento Concentrado

Sendo um exercício de agachamento como o anterior, digo-vos já que em nada é semelhante. Este exercício irá servir para trabalhar a estabilidade, ideal para quando estás a jogar em terrenos mais moles, como relva natural húmida e queres sair rápido com os teus sprints. Para iniciar o exercício tens que colocar-te de pé, e para trabalhar, apenas tens que realizar um agachamento como se te fosses sentar numa só perna e a outra perna ficasse completa recta, mas numa posição paralela ao solo.

Sprints

Quinto e último exercício. Aqui não tem nada que enganar, e será o único exercício que não poderás realizar dentro de casa, já que irás necessitar de um campo aberto para poderes realizar as tuas acções de treino de sprint em linha recta e com mudanças de direcção. Aqui este treino vai servir para dar o último toque as tuas capacidades já trabalhadas de potência, ritmo, estabilidade e explosão. Apenas tens que certificar de cronometrar os teus tempos de maneira adequada para que possas ir aumentando as distâncias e assim a tua capacidade de explosão e velocidade.

Todo este exercício mesmo depois de trabalhado durante imenso tempo por si só, poderá ser sempre complementado com um colete de peso por exemplo, ou uma escada de agilidade no exercício dos sprints. Irei deixar um link direto para compra de todos os acessórios que considero imprescindiveis para este tipo de treino, e espero que tenham gostado. Se sim, deixem os vossos comentários na secção de comentários abaixo.

Links para compra:

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.