TREINO ESPECÍFICO PARA AVANÇADOS

Com o blog de hoje reactivamos e actualizamos assim a nossa secção de treinos de futebol da Fútbol Emotion. O blog de hoje vai servir para que possas ter armas para realizar todo o tipo de treinos e exercícios mais concretos para a tua posição em campo, para que assim possas ultrapassar de forma mais eficaz todos os teus rivais e fazer com que a tua equipa fique mais perto da vitória. 

03 December 2019 - Por Bruno Ferreira

No futebol todas as posições são igual de importantes, no entanto e por “culpa” dos seus golos, o público em geral acaba por aclamar mais a esses jogadores mais ofensivos. Como tal e para todos aqueles que sonham em ser avançados, hoje irei passar-vos algumas dicas de como melhorar o vosso jogo através de uns exercícios muito simples.

Se existe um tipo de jogador que necessita de realizar vários treinos ou que pelo menos deveria realizar vários exercícios específicos para a sua posição em campo, esse tipo de jogador é o avançado, ou os denominados jogadores mais ofensivos. Cada vez mais vemos como o futebol evoluciona, novos sistemas tácticos, novos tipos de campo onde jogar, novas e cada vez mais sofisticadas chuteiras de futebol, e como tal, anos após ano os jogadores de futebol devem reinventar-se, seja de maneira individual ou dentro do seu treino colectivo.

Exercícios de futebol para avançados

Para um futebolista poder treinar e poder evoluir de uma forma e maneira mais correta e constante, é necessário ter ao seu dispor todo um leque de materiais próprios e adequados ao treino de futebol, como por exemplo: têxtil de treino de futebol; chuteiras de futebol; cones; cronómetro; escada de agilidade e uma bola pelo menos. Todo este tipo de material irá ajudar-te a ter um melhor desempenho nos teus treinos e como tal uma melhor avaliação das tuas capacidades a todos os niveis, como por exemplo controlar os teus tempos num exercicio de sprint com bola e sem bola. Deste modo irá obrigar-te a que trabalhes mais as capacidades que necessitam de mais qualidade da tua parte, e assim como consequência ajudar-te-á a melhorar como jogador.

Treino de musculação

Sejas tu avançado ou qualquer outro jogador em campo, acredita que se tu jogas futebol deves ou pelo menos devias cuidar da tua forma física. Caso não tenhas acesso a um ginásio nas instalações do teu clube, ou se tens que usar um de forma privada, acredita que apenas te irá fazer bem. Uma prática diária e regular de treinos de musculação devidamente aconselhados por um treinador certificado irão fazer com que tenhas uma massa muscular ideal e uma excelente capacidade muscular. Exercícios como o levantamento de pesos com as pernas irão fazer com que aumentes a tua resistência, agilidade, velocidade e também o teu poder de choque com os adversários em campo. A bicicleta elíptica é uma ferramenta muitas vezes afastada do sexo masculino talvez por preconceitos, mas os seus beneficios são imensos e todos direccionados à capacidade motora e à agilidade. Outra máquina com que poderás completar o teu ciclo de treinos no ginásio é a passadeira, a tradicional de cinta de correr. Com esta máquina poderás a tua capacidade física e também a tua endurance.

Treino de domínio de bola

Este talvez seja o exercício mais recorrente dentro de todos os exercícios que vemos numa equipa de futebol, no entanto quando o mesmo é realizado de maneira correta e aperfeiçoado ao estilo de jogo da equipa dentro em campo, pode ser letal já que aumenta a capacidade de éxito de uma equipa poder manter uma posse de bola alta durante um jogo. Para realizar este exercício de maneira correta deves colocar uns cones de treino para futebol de forma aleatória em campo, os quais deverão ser contornados pelo jogador o mais rápido possível e com a bola sempre colada ao pé. O final do exercício deverá ser finalizado com um remate à baliza, simulando uma situação de superioridade ofensiva onde o avançado bateu os seus marcadores e apareceu sozinho frente a frente com o guarda-redes. Aconselhamos a manter um registo dos tempos, para que possas ir melhorando a tua performance nesse exercício através desse registo.

Exercícios com cintas elásticas

Com este exercício irás trabalhar e aumentar a tua resistência, assim como a velocidade. E tudo devido ao tempo e também à capacidade de explosão que tenhas para poder terminar o percurso. Para tal deverás colocar uma cinta na tua cintura e caso tenhas a ajuda de um colega, as extremidades deverão ficar colocadas nas suas mãos. Caso treines sozinho recomendo que ates as extremidades da cinta a um peso. Deves estabelecer um percurso e correr o mais rápido possível de uma extremidade à outra. Em caso de que tenhas a um paraquedas de treino, este exercício é muito mais fácil de realizar e os benefícios serão maiores e melhores também, já que a dificuldade é maior.

Exercícios de finalização em sprint

Os jogadores mais ofensivos tem como ponto de mira as balizas e como tal devem estar preparados fisicamente para poder chegar o mais rápido possível a esse local quantas vezes sejam necessárias, e sempre em condições de poder finalizar uma jogada em golo. Para poder trabalhar o teu sprint de maneira com que possas sempre chegar a uma área de finalização em condições aptas para fazer um golo, deves exercitar uma corrida desde o meio campo até à grande área e finalizar uma jogada de golo, seja através de um passe em desmarcação ou um cruzamento longo. Aqui deves tomar em conta o tempo que te custa chegar até à grande área e quantas vezes finalizaste em golo a jogada.

Exercícios de drible e de desmarcação para um avançado

Este talvez seja o exercício mais difícil de realizar, já que simula uma situação real de jogo. O obejctivo aquí é dar a um avançado as ferramentas necessárias para que sozinho comece a ler o jogo, saiba como colocar-se entre os jogadores oponentes e também que tipo de drible tem que realizar segundo a situação que tenha diante de si. Para realizar este exercício deves colocar-te frente a frente com um oponente, onde cada um de vocês deverá procurar levar a melhor sobre o outro. O defesa é responsável por dificultar a vida ao máximo ao avançado, tentado recuperar a bola a todo o custo e o avançado terá que ultrapassar a marcação do defesa e marcar golo. Para este exercício recomendo o uso de balizas pequenas (balizas que poderás encontrar à venda na Fútbol Emotion), para que assim possas treinar contra um colega de equipa que seja avançado como tu, para que assim treinem também as vossas capacidades de recuperação de bola.

E estes são apenas alguns dos aspectos que um avançado tem que trabalhar para suceder no mundo do futebol. Seguindo estes conselhos e mantendo uma dieta saudável, assim como um ritmo de vida adequado irás ver como as tuas capacidades irão melhorar.

Comentários 0

Queres deixar aqui a tua opinião?
Entra com a tua conta de utilizador para participar na nossa comunidade.