As misteriosas novas luvas de Iker Casillas

Há duas semanas que Iker Casillas utiliza as novas adidas Predator Pro nas cores branco, preto e amarelo. Desde então, muito se tem falado sobre vários detalhes destas luvas: será que apresentam um corte flat ou negativo? O que é o fecho branco na zona do pulso? Terá sido feita alguma alteração no polegar?

Neste blog, procuramos esclarecer estas e outras curiosidades sobre as luvas de guarda-redes utilizadas por Iker Casillas.

11 Dezembro 2012 - Escrito por Paulo Pinto
Como todos sabem, o guarda-redes do Real Madrid, Iker Casillas, utiliza luvas com corte negativo praticamente desde o início da sua carreira profissional. Embora se tenha estreado com as adidas Magnetic Touch de corte flat, desde os primeiros modelos personalizados que a Reebok lhe produziu, o corte negativo foi sempre a sua opção de eleição em competição. Nas últimas semanas, Iker tem utilizado as novas adidas Predator Pro nas cores branco, preto e amarelo. Desde então, surgiram várias questões entre os adeptos e especialistas: trata-se de um corte flat ou negativo? Qual a função do fecho branco na zona do pulso? Houve alterações na construção do polegar? Antes de responder a estas perguntas, vale a pena recordar a evolução das luvas utilizadas por Iker Casillas ao longo da sua carreira.

Estreou-se com luvas adidas de corte flat e utilizou diversos modelos da adidas e da Reebok com este tipo de corte. Na altura em que Casillas deu os primeiros passos na equipa principal, não existia a diversidade de cortes disponível atualmente, nem eram tão comuns as personalizações específicas para guarda-redes profissionais.

Até 2003, Iker Casillas utilizou modelos com corte flat. 

Mas chegou o Euro 2004, a segunda grande competição internacional disputada por Iker Casillas ao serviço da seleção espanhola e a primeira em que assumiu o estatuto de titular indiscutível. Recorde-se que, no Mundial de 2002, realizado na Coreia do Sul e no Japão, ganhou a titularidade após o conhecido incidente envolvendo Santiago Cañizares e um frasco de colónia. Foi nessa altura que a Reebok deixou de lhe fornecer modelos de catálogo e passou a disponibilizar soluções técnicas personalizadas para adaptar as luvas às suas preferências. O corte negativo foi a principal alteração introduzida por Casillas:

Nos anos seguintes, Iker manteve-se fiel ao corte negativo e foi ajustando alguns detalhes das suas luvas conforme as suas necessidades. Já era considerado um dos melhores guarda-redes do mundo e tinha conquistado o direito a personalizações exclusivas. Ainda assim, nunca foi um guarda-redes particularmente exigente neste aspeto. Boa aderência e corte negativo eram, praticamente, os únicos requisitos que fazia questão de manter.

Como curiosidade, após uma lesão num dos dedos, que o obrigou a unir o dedo lesionado ao dedo adjacente através de uma ligadura para reforçar a estabilidade, surgiu a famosa "luva de quatro dedos", com a qual se sagrou campeão da Europa no Euro 2008:

E assim foi até à sua mudança para a adidas, em 2011. Para a marca alemã, criar uma luva à medida das preferências de Iker foi uma tarefa relativamente simples, uma vez que a Response Pro, o modelo de referência da época, reunia tudo aquilo que o guarda-redes procurava: corte negativo e excelente aderência. Além disso, a nova construção da zona do pulso ajudava a resolver alguns dos problemas relacionados com ligaduras e até o seu habitual gesto de ajustar constantemente as luvas durante os jogos:

A Predator Pro de 2012 surgiu como uma evolução natural da Response Pro e correspondeu igualmente às expectativas de Iker Casillas, ao ponto de não necessitar de qualquer modificação para competir com ela. 

Foi também um dos primeiros guarda-redes de topo a apostar em palmas coloridas. Ainda assim, manteve-se fiel às suas preferências habituais: corte negativo e uma luva totalmente de série, sem alterações estruturais.

Mas com a apresentação da nova Predator Pro para 2013, modelo com o qual iniciaria a temporada, surgiram várias dúvidas e alguma polémica entre os mais atentos.
  • O que é aquela estranha faixa elástica branca que cobre o sistema de fecho?
  • Será realmente uma luva de corte negativo ou terá Casillas optado finalmente por um corte flat?
  • E o polegar? Parece bastante mais largo do que o da Predator Pro comercializada ao público.
Na minha opinião, continua a tratar-se de uma luva de série, e sustento essa ideia pelos seguintes motivos:
  • A fita e o sistema de fecho da adidas continuam presentes, mas Iker utiliza uma banda elástica por cima: preta nos treinos e branca nos jogos. Qual será a razão? Sinceramente, duvido que tenha uma função prática relevante. Se há algo que não falta ao sistema de fecho da adidas é capacidade para estabilizar e fixar o pulso de forma eficaz. Aliás, por vezes até parece mais necessário libertar um pouco a articulação do que apertá-la ainda mais. Por isso, não encontro uma explicação totalmente convincente para esta opção. Além disso, também me parece pouco provável que a adidas, depois de conseguir demonstrar que um guarda-redes de elite como Casillas utiliza uma luva de série, decidisse alterar esse conceito sem necessidade.

  • Quanto ao corte, acredito que continua a ser claramente negativo. Esta é, sem dúvida, a teoria em que tenho mais confiança. O corte negativo da adidas apresenta características muito próprias: a superfície de látex na zona dos dedos é bastante ampla, enquanto os painéis laterais têm uma extensão mínima. Como resultado, os dedos ficam com um aspeto mais plano e menos arredondado do que acontece nos cortes negativos tradicionais, dando a sensação visual de que se trata de um corte flat quando, na realidade, não é o caso.

  • A única questão que ainda me deixa algumas dúvidas é o revestimento de látex no polegar. Esse é o único elemento que considero realmente plausível ter sido personalizado por Casillas. Em algumas imagens, o polegar parece apresentar uma área de látex mais extensa do que a versão comercial da Predator Pro.
E vocês, qual é a vossa opinião? Acham que Casillas continua a utilizar a Predator Pro exatamente como chega ao mercado ou acreditam que começou a introduzir algumas modificações personalizadas neste modelo da adidas?

Galeria de imagens

Conteúdos relacionados

Novo RGB pack da SP

Novo RGB pack da SP

Chegam as novas cores das luvas SP, com designs super apelativos que realçam as três grandes luvas que temos. Vamos conhecê-las!
26 Agosto 2025
Luvas de guarda-redes adidas

Luvas de guarda-redes adidas

Hoje vamos rever os três tipos de luvas que a marca alemã nos oferece, entre os quais vamos escolher o nosso modelo favorito. Vamos a isso!
06 Maio 2025
Luvas SP Earhart PRO para o Mundial Feminino 2023

Luvas SP Earhart PRO para o Mundial Feminino 2023

Começou o Mundial Feminino 2023 e a seleção espanhola e portuguesa levam as luvas SP para o mundial feminino da Austrália e Nova Zelândia.
26 Julho 2023
As novas luvas SP Zero Élite Knit

As novas luvas SP Zero Élite Knit

A SP Fútbol acaba de apresentar a segunda geração das suas luvas mais minimalistas e sem costuras de sempre. Estas são as novas SP Zero Élite Knit.
13 Abril 2023

Perguntas & comentários

Cria uma conta ou acede com a tua e participa de forma ativa na nossa grande comunidade de desportistas
  • Jose Antonio Garcia Lopez
    11 Dezembro 2012
    yo tenia serias dudas de que  fuera corte negativo,hoy me han llegado los nuevos predator pro y comparando la foto de iker casillas con mis guantes,la duda de que si es corte negativo o flat me a ha quedado clara,lo de iker casillas es corte negativo,ahora lo del pulgar,el dedal de latex,puede que lo modifique,y lo del cierre me parece que se lo aprieta demasiado y encima le pone el esparadrapo,no lo entiendo,porque yo me los abrocho fuerte y me corta la circulacion de la sangre y es muy molesto,y casillas aparte de apretarselos mucho le pone esparadrapo.pedro,no podrias conseguir una entrevista con iker,o su guante para resolvernos estas dudas?saludos¡
  • Beniamin Radu Bosancu Bosancu
    11 Dezembro 2012
    aver aver aver.Como podeis tener tantas dudas si el presento sus guantes en vuestra tienda???????????????
  • Juan Ignacio Fraga Chucoff
    11 Dezembro 2012
    benja1 , esos guantes son del mercado , son guantes prestados por la tienda , no son los que el usa , eso esta mas que claro , hasta Manuel Neuer presento su guante exclusivo para el (Blanco/Verde) sin las modificaciones que le hace siempre Saludos 
  • Juan Ignacio Fraga Chucoff
    11 Dezembro 2012
    A mi todavia me queda la duda del tipo de corte del guante , el resto con el cierre y el dedal me parece raro , mas aun lo del cierre , pero todavia no capto lo del corte que usa , perdonenme por no creer que es corte negativo , poeque a mi se me hace que es flat , ahora si es negativo y hay alguna foto o algo parecido esta perfecto y parece genial , pero no lo veo muy claro todavia  Saludos
  • Uxio Goitia Varela
    12 Dezembro 2012
    Pues yo viendo fotos y algunos partidos de Iker estoy casi seguro de dos cosas....el pulgar esta modificado , al menos el de los entrenamientos , con una extension clara por encima de la uña del pulgar , y dos lo del elastico por encima del cierre es por dos motivos , uno , la Puñetera mania de Iker de andar jugando todo el partido con el dichoso cierre y dos el velcro , que esto se lo he visto hacer de arrastrar por el suelo , siempre tiende a levantarse un poco e Iker es de los que utiliza los guantes varias veces sin cambiarlos y en mi humilde opinión lo hace para que el el latex y textil al que va cosido el velcro no coja "forma" hacia afuera y se le despegue ha optado por lo del elastico , asi mata dos pajaros de un tiro....lo que ya no tengo tan claro es si es corte negativo o es una mezcla....por la cara del meñique parece flat , pero los dedos intermedios parece negativo....Un saludo a todos
  • Fernando Currás Rivera
    16 Dezembro 2012
    Yo creo que sigue siendo corte negativo,pero el dedo pulgar,creo que está mas reforzado con latex que los otros guantes de Iker.
  • Pedro Mayo Garcia
    17 Dezembro 2012
    Yo cada vez tengo más claro que es corte flat. Lo que no entiendo es que, si los modifican para todos los porteros de élite (Iker, reina, palop, Aranzubía etc etc) sigan fabricando el Predator Pro con corte negativo:
  • Juan Ignacio Fraga Chucoff
    21 Dezembro 2012
    Muy cierto lo que dices pedro , deberian sacar un modelo con corte flat en el mercado Salduos
  • Abdiel Martínez Estrella
    26 Dezembro 2012
    El modelo adidas predator fingersave allround , al ponerce el guante viene amplio o reducido?esque yo calzo talla 7 pero no se si el 8 me quede muy grande. Les agradeceria que respondieran. :3Gracias <3
  • Sin imagen de perfil
    Antonia García Santos
    09 Março 2013
    Chicos yo tengo esos guantes y os aseguro de que es corte negativo.Pero lo de a muñeca todvía no lo entiendo 
  • Sin imagen de perfil
    Antonia García Santos
    09 Março 2013
    Chicos yo tengo esos guantes y os aseguro de que es corte negativo.Pero lo de a muñeca todvía no lo entiendo 
  • Marcos Palacios Talavera
    20 Fevereiro 2014
    lo de la muñequera es una goma elatica ancha que se pone porque la punta del final de cierre (donde se pone el nombre) le molestaba ya que no ajusta al 100% al guante como muchos otros, de esa manera queda la moñequera lisa